Segundo informações, a gigante de busca Google está desenvolvendo um serviço de streaming musical semelhante ao Grooveshark e ao Rdio e pode lançá-lo ainda nesta semana, segundo uma reportagem divulgada pelo site The Verge, especializado em tecnologia. Segundo a publicação, que diz ter ouvido fontes não identificadas, a companhia já assinou com duas das gigantes da indústria fonográfica: Sony e Universal. Haveria serviços de assinatura para consumo de música ilimitada separados para usuários do YouTube e da loja Play.

Segundo a Associação de Gravadoras dos Estados Unidos, o volume de streamings de uma música passará a ser considerada para a concessão de discos de ouro e de platina a artistas no país.

O serviço competirá diretamente com o oferecido por Deezer, Rdio, Grooveshark e Songza, Spotify dos quais os dois últimos não estão disponíveis no país. Recentemente, o Twitter entrou no ramo ao lançar o #music, uma ferramenta para degustação de músicas.

Atualmente, o Google comercializa música em formato digital em alguns países por meio da Google Play (capacidade indisponível no Brasil). As canções e álbuns são comercializados pela gigante de buscas individualmente, e não no modelo de transmissão por streaming, que funciona como uma rádio on-line à la carte (sob demanda).

Expoentes do modelo de streaming são Deezer, Grooveshark, Rdio, Songza e Spotify, . O anúncio da função pode ser feito durante a conferência Google I/O, que é realizada entre esta quarta, 15, e sexta-feira, 17.






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